sábado, 7 de julho de 2012

A pesca da "Manhosa" Tilápia no Molinete - Usada em Pesque Pague!!!


Atendendo a diversos pedidos de leitores, vamos detalhar uma pescaria que feita por muitos pescadores de todo Brasil, porém nem todos tem sucesso em sua pescaria, não por sua sorte, mais sim pelo material adequado.Uma boa opção está na pesca da manhosa tilápia, utilizando uma técnica simples, porém muito eficaz.
Equipamentos
Para esse tipo de pesca pode ser usado varas de carretilhas até as velhas varas de bambu, porém vamos ao material utilizado nesse tipo de pesca que vamos abordar hoje:
Vara de ação leve e molinete micro com linha 0,25 mm monofilamento, de preferência uma cor tipo verde limão ou qualquer outra que seja de fácil visualização. Separamos um chumbo leve de no máximo 30 gramas tipo ervilha com furo no meio para que o chumbo fique solto correndo na linha.
Leve muito em consideração essa dica, pois o chumbo é um aliado de muitos pescadores, mais também um grande vilão, o excesso de chumbo ou ele travado na linha, quando o peixe chega a isca e abocanha a isca ele sente o peso do chumbo e solta a isca.
Usando um girador pequeno, coloque o chumbo na linha principal do molinete deixando ele solto e use um nó para amarrar o girador:
Na linha de baixo use de 40cm a 50cm de linha 0,20 a mais transparente possível, se puder use linha fluorcarbon, (não use chumbo na linha de baixo).
Anzol
Aconselhamos o uso de um anzol com mola tipo maruseigo, pois esses modelos fixam melhor a massa e evitam que ela se solte no arremesso. Deve se utilizar um anzol pequeno nos números 12 a 16, com a farpa amassada para poder soltar o peixe.
Outros anzóis muitos usados são das marcas: Albatroz, Owner, Marine Sports, Gamakatsu, Kenzaki e muito mais.

Descanso de Vara
Para esse tipo de pesca em espera é aconselhável um apoiador de vara, pois se você ficar com a vara na mão, a cada instante que se mexer vai movimentar a isca e a tilápia é um peixe “manhoso”, com isso vai espantar o peixe, ou também dificultar a visualização da puxada.
Ceva
As tilápias gostam de se alimentar no fundo do lago e permanecer nas imediações onde a comida estiver, portanto uma boa ceva se faz necessário. É aconselhável utilizar ração de coelho, pois afunda rapidamente e mantém os peixes no local, pois vai se dissolvendo aos poucos ( não use quirera).

Pescaria
Depois de montado o equipamento, use uma das receitas de massa (veja nessa matéria receitas de massas para tilápia), ou compre em lojas ou pesqueiros, existem diversas marcas e todas costumam ser muito boas.
Uma dica muito importante também é não utilize uma massa muito dura, se as tilápias vêem resistência elas não comem a isca. (Neste caso o arremesso deve ser muito suave para a isca não se soltar).
Lançe o anzol na água e coloque a vara no apoiador. Após o arremesso podemos deixar a vara no descanso. Uma dica importante é nunca esticar muito a linha. Ela deve ficar com uma “barriga” para o peixe não sentir resistência alguma quando carregar a isca.
Paciência e concentração é um quesito que faz toda a diferença, você deve ficar observando atentamente a ponta da vara, quando perceber um mínimo movimento significa que o peixe esta beliscando sua isca. De forma rápida e firme puxe a vara para cima para tentar a fisgada, muitas vezes você acabará fisgando o peixe pela barriga, rabo ou outro local, caso esteja passando por perto, isso não é raro de ocorrer. Nunca fique com a mão na vara, pois o peixe ira perceber e se afastar, quando for colocar a mão no equipamento o faça para tentar a fisgada, puxando-o com força, e sempre mantenha a vara no apoio de forma horizontal com a ponta próxima à água, aproximadamente uns vinte a trinta centímetros dela.
A pesca da tilápia requer uma atenção redobrada, pois é um peixe muito arisco e manhoso, por isso é aconselhável manter o máximo silêncio à beira do lago, evitando as passadas pesadas ou mesmo falar muito alto.
Outro detalhe seria quanto a cevar: Pergunte aos outros “tilapeiros”, se quem estava no pesqueiro jogou muita ceva. Em caso afirmativo, se você também jogar, provavelmente as tilápias encherão a barriga e não atacarão as iscas.
Pescador bom é pescador consciente, pesque e solte, só leve o peixe que for usar para consumo imediato.

2 comentários: