quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pesca de Lambari Com Chuveirinho Kenzaki de Fundo


Boa tarde amigos pescadores, tendo em vista a busca de informações sobre essa pesca que é a mais praticada no Brasil, vamos a pesca de lambaris.
Esse peixe é um predador nato, com uma pegada incrível, se fosse considerar seu tamanho, a puxada de um lambari equivale a um dourado em suas devidas proporções.
A modalidade mais praticada é com vara telescópica, linha fina de 0,12 a 0,20mm, peninha ou bóia, chumbo e anzol. Porém nessa matéria vamos falar sobre uma modalidade usada por muitos pescadores em Foz do Areia, Salto Santiago, Salto Segredo e muitos outros. É a pesca com chuveirinho, uma forma de pescar que não necessita de técnicas apuradas, porém necessita de um material adequado, para que essa pesca que parece fácil não se torne uma perca de tempo.
Vamos as tralhas: Vara telescópica de 2,30 a 3,70m de Carbono ( Para ajudar no final do dia a dor no braço), linha 0,20mm com a medida 1 metro menor que a vara, girador ( o menor que encontrar) na parte de baixo do girador amarre o Kit chuveirinho Kenzaki ( Mais conhecido como Kit Tambiú ) ele possui uma cestinha reforçada, 5 anzóis com miçangas, posicionadas estrategicamente na parte de cima do anzol, fazendo com que quando você fisgar o primeiro lambari você possa esperar o próximo para trazer de 2 ou mais.
A grande sacada desse sistema é a não utilização de bóia ou pena, fazendo com que o pescador sinta a “pegada do menino” na ponta da vara.
Lembrando que para o sucesso dessa pescaria, recomendo que seja cevado a cada arremesso enchendo o cestinho.
Segue a dica de ceva que uso e tem muito sucesso ( Para cada dia de pesca ):

1 Kg de ração de coelho (aquela que afunda quando molha, você acha em qualquer aviário)
1,5 Kg de quirera muída o mais fino possível.

Pode substituir a ração de coelho por farelo de trigo nas mesmas medidas.

Vamos a pesca: Encha o cestinho com ceva e arremesse em local que esteja com correnteza de preferência, aguarde o cestinho chegar ao fundo, caso não tenha puxada de um toque com a vara para cima para que a ceva mexa no fundo, e assim o lambari chegue na miçanga.

Caso no ato da primeira jogada pegue o lambari, estique a linha e espere um segundo puxar, de pequenas puxadas ( de leve) para que fisgue mais 2 ou 3 lambaris.



A interferência da Lua também é sentida por pescadores, tendo em vista essa informação coletamos opiniões de pescadores e chegamos a seguinte conclusão:
Luas consideradas excelentes para essa modalidade são Minguante e Crescente, mais leve em consideração a previsão do tempo, dias com muito vento não iram ajudar sua pescaria.
A pressão atmosférica é fundamental para a sua pesca, onde o ideal vai entre 1012mb e 1020mb.

Pescador bom é pescador consciente, pesque e solte, só leve o peixe que for usar para consumo imediato. 

Um comentário:

  1. Muito bom.
    Eu compro meus equipamentos nessa loja http://www.tucunarepesca.com.br/carabinas-de-pressao-dep
    Tem umas coisas bem legais e com bom preço.

    ResponderExcluir